Customizando este site

Extras que podem ser úteis para este site

Plugins e componentes

Temas

1 Curtida

Transformei o post original em “wiki”, então fiquem a vontade pra acrescentar outras coisas)

Blog post styling / Blog post plugin (olha só @catkit ;))

Interessante! Sempre tem disso, plugin pra simular outras coisas.

Eu estava pensando sobre os tópicos sugeridos. Eu também fiquei um pouco confusa nas primeiras vezes que entrei aqui, acho que por dois motivos:

1. O “peso” que ele tem é o mesmo do conteúdo mais importante, então fica meio estranho.
  2. Acho que o algoritmo não está sugerindo tópicos realmente relevantes.

Tendo isso em vista, se outros partilharem essa impressão, acho que é melhor remover pra ter uma navegação mais limpa e clara.

Instalei alguns desses plugins aí.

E consegui fazer o chat integration funcionar com o Telegram. Ele pode mandar notificações de novos posts para um grupo no Telegram. Ainda não sei se é isso que queremos. Vou dar uma olhada nesse outro, que funciona de forma um pouco diferente, pelo que entendi: quem quiser adiciona o próprio bot individualmente, e aí pode receber notificações de novos posts e ainda curtir ou responder.

Se alguém se interessar, já temos um robô que avisa sobre novos tópicos na rede tropixel e permite curtir e responder a elas. Ele está em @tropixel_bot.

Pra usar o robô, é necessário iniciar uma conversa com ele no telegram. Ele informa um código de chat, que deve ser inserido aqui no Telegram (clique no seu perfil, preferências, perfil), Telegram Notifications.

Instalei o RSS polling, e configurei pra importar um feed com os posts da tag tropixel dos meus bookmarks pra dentro da categoria #praca-publica:linkania. Vamos ver se funciona.

Andei também reorganizando as categorias e a página inicial.

Funcionou o robô! Recebi uma notificação pelo Telegram e respondi direto por lá!!!

Atualizando aqui, eu instalei o plugin rss-polling pra criar tópicos a partir de feeds externos como a minha coleção infinita de bookmarks que usa o Shaarli. Em um primeiro momento percebi que o plugin funcionava, importava os feeds mas aparentemente não obedecia meu pedido de criar os tópicos em uma categoria específica (#praca-publica:linkania, em empréstimo-homenagem ao nome do livro do compa Hernani Dimantas). Busquei mais informação na comunidade discourse, e lá aprendi que a filtragem que o plugin faz é a partir do link em cada item de RSS, em vez do link do feed em si. Achei que não teria solução mas aí corri pro outro lado e fui ver os docs do Shaarli. Ali vi que posso criar um feed alternativo que aponta para permalinks na minha instância dele em vez de para o link original de cada item. Editei a URL do feed, criei a nova regra de incorporação e ainda passei pela tarefa mala de remover manualmente os tópicos que tinham sido criados quando ativei o RSS polling na primeira vez. Agora aguardando ele popular a parada.
Já sei que dois incômodos vão permanecer: o fato de ele não mostrar o conteúdo da descrição a não ser que quem acessa clique (por que mesmo?) e o fato de que os itens são importados fora da ordem original, provavelmente com um datestamp presente.

Para registro: funcionou. Veio fora de ordem mesmo, mas imagino que isso se estabilize com os links futuros. Ponto positivo: agora esse site tem um acervo pesquisável de mais de 100 links que eu coletei - ao longo de seis anos, mas com mais frequência neste último mês - com a tag tropixel. Ponto negativo: o fato de que o plugin em princípio não importa a descrição de cada item de feed faz com que só o título seja indexado para buscas. Quem sabe alguém ajuda a estender o plugin ou até entender se as configurações dele permitem ir um pouco além?

Eu adoraria ajuda para substituir os ícones que o discourse usa para o “compartilhar” e “favoritar”. Eu gostaria que o compartilhar não fosse uma corrente, e sim aquelas bolinhas conectadas comuns ao android; e que o favoritar fosse substituída por uma estrela. Sei que o discourse usa o font awesome, e tem boas pistas aqui. Mas ainda não entendi como fazer essa modificação permanecer a eventuais atualizações do theme. Alguém ajuda a estudar isso?