Como cadastrar-se e aprender a usar este site

Continuando a discussão do Tropixel - 28/06/2020, fiz mais um vídeo - agora sobre como usar este site.

Antes que o @iuri reclame: ainda não aprendi a fazer vídeos curtos.

1 Curtida

Eu não reclamo com palavras, eu elucido o que ninguém quer dizer pra não passar por inconveniente. Eu já tenho tatuado “inconveniente” na testa (metaforicamente), então pra mim não dói.

nsfw

Eu reclamo usando aquela bebida russa.

1 Curtida

Tutorial em imagens pra achar a Rede Tropixel através do aplicativo pra smartphone do Discourse (android/ios) - garimpado no grupo do telegram

Ao instalar o aplicativo, aparecem estas sugestões de hubs do discourse publicamente conhecidos. Ignore as sugestões, só nos interessa a Rede Tropixel. Nas próximas imagens, detalhes de como encontrar e adicionar a Rede Tropixel na nossa almejada lista de 1(um) hub de Discourse.

Aqui eu usei o teclado do android no smartphone pra digitar o endereço da Rede Tropixel que é rede.tropixel.org. O meu teclado tem o equivalente ao “ENTER”, que é o botão que eu vou usar pra pesquisar o endereço que eu digitei.

Assim que a busca foi concluída (pode demorar alguns segundos nas conexões mais lentas), vai aparecer os dados da Rede Tropixel no resultado da busca. O lugar que eu tenho que “clicar” (no smartphone a tela é sensível ao toque então o clique é com o dedo) é o botão azul connect. Eu pessoalmente se fosse o desenvolvedor do aplicativo ia preferir um botão verde que eu acho que chama mais atenção.

Ao clicar em connect o que o aplicativo vai tentar fazer é o login na Rede Tropixel. Aqui cabe uma explicação: O “aplicativo” é na verdade um frame do Google Chrome feito em material design com react native. O que significa isto? Que o que o aplicativo faz é basicamente usar o navegador que já estava instalado no smartphone! Então como eu já estava cadastrado na Rede Tropixel pelo Google Chrome (navegador web do celolá), eu não precisei botar o meu nome de usuário e senha, ou conectar com Google, Facebook, etc. No entanto, o autenticador da Google (que é o que eu usei pra me cadastrar na Rede originalmente) está me perguntando se eu autorizo o aplicativo a usar a minha conta. Como é exatamente o que eu estou tentando fazer aqui, eu clico em Autorizar. Agora sim a escolha da(o)s desenvolvedora(e)s é similar à que eu teria feito: a cor do botão é vermelha.

Ao autorizar o aplicativo, a tela volta à lista de hubs do discourse, que agora está exatamente como eu quero: listando única e exclusivamente a Rede Tropixel. Se eu “clicar” (ou apertar com o dedo o lugar da tela onde eu estou enxergando o link pra Rede Tropixel), o aplicativo vai abrir o site na tela do smartphone, possibilitando que eu abra o site enquanto estou no metrô ou no banheiro.

Uma parte útil do aplicativo e provavelmente a única vantagem de gastar espaço na memória instalando ele é conseguir ativar as notificações pra quando alguém escreve alguma coisa (como esta mensagem aqui por exemplo) aparecer na parte de cima da tela do telefone. Pra quem (como eu) acha irritante e sempre desativa as notificações de todos os aplicativos do android, esta é o que a gente geralmente chama no mundo do software de “anti feature”, ou seja, uma desvantagem. Neste caso a segunda vantagem de instalar o aplicativo é poder acessar de forma organizada outros hubs de discourse por aí. Se vós conhecerdes mais foruns na internet que não seja a Rede Tropixel e que usam discourse também, o procedimento pra encontrá-los e adicioná-los é o supradescrito.

Espero ter ajudado com esse tutorial desnecessariamente comentado. Se acharam útil, se inscrevam nos canais dos irmãos Neto, porque eu não sou youtuber.