Tropixel é uma rede que trabalha desde 2013 organizando eventos e publicações na fronteira entre arte, ciência, tecnologia e sociedade. Em 2020 estamos nos reaproximando para buscar novos horizontes de cooperação e construção de mundos melhores.
Este post estava primeiramente em outra rede, com outro endereço e uma proposta próxima mas não exatamente igual ao que estamos pensando para a rede tropixel. Ainda assim, decidi manter o texto original aqui, com comentários, por entender que as apresentações individuais que as pessoas mandaram ainda podem ser válidas e relevantes. O post começava assim:
rede.tropixel.org é uma rede social sobre inovação socioambiental, cultura e criatividade, participação social e educação diferenciada. Tem por objetivo consolidar uma comunidade diversa composta por iniciativas de transformação cidadã e sustentável, em particular localizadas em países de fala espanhola e portuguesa.
Nessa transição de rede.tropixel.org para rede tropixel, me arrisquei a dar um passo atrás antes de saltar para a frente. Retomamos o histórico do tropixel, que tomou corpo como quatro eventos realizados em Ubatuba (na primeira edição também com atividades em Juiz de Fora) e uma tentativa de realizar um evento na Bahia (frustrada por conta dos sucessivos cortes de verbas para ciência e educação no Brasil). A ideia por aqui (agora, junho de 2020) é retomar esse espaço comum de articulação e cooperação. Temos também um grupo no Telegram, e nos encontramos quando dá vontade no Boteco Tropixel, por videoconferência.
A rede usa o software livre Discourse para promover conversas abertas e participativas. Nesta primeira etapa da rede, vamos convidar pessoas que estejam pensando e atuando nestes campos. Elas podem utilizar rede.tropixel.org livremente para organizar seus próprios debates públicos, e não ficar limitadas a plataformas corporativas fechadas.
Tudo isso permanece, exceto a mudança de endereço.
Os planos para o futuro são de construir ferramentas para aprendizado distribuído, cooperação entre projetos e ações translocais. A plataforma rede.tropixel.org está hospedada em um servidor virtual mantido por Felipe Fonseca.
Idem.