Boas-vindas! Vamos nos apresentar?

Tropixel é uma rede que trabalha desde 2013 organizando eventos e publicações na fronteira entre arte, ciência, tecnologia e sociedade. Em 2020 estamos nos reaproximando para buscar novos horizontes de cooperação e construção de mundos melhores.
Este post estava primeiramente em outra rede, com outro endereço e uma proposta próxima mas não exatamente igual ao que estamos pensando para a rede tropixel. Ainda assim, decidi manter o texto original aqui, com comentários, por entender que as apresentações individuais que as pessoas mandaram ainda podem ser válidas e relevantes. O post começava assim:

rede.tropixel.org é uma rede social sobre inovação socioambiental, cultura e criatividade, participação social e educação diferenciada. Tem por objetivo consolidar uma comunidade diversa composta por iniciativas de transformação cidadã e sustentável, em particular localizadas em países de fala espanhola e portuguesa.

Nessa transição de rede.tropixel.org para rede tropixel, me arrisquei a dar um passo atrás antes de saltar para a frente. Retomamos o histórico do tropixel, que tomou corpo como quatro eventos realizados em Ubatuba (na primeira edição também com atividades em Juiz de Fora) e uma tentativa de realizar um evento na Bahia (frustrada por conta dos sucessivos cortes de verbas para ciência e educação no Brasil). A ideia por aqui (agora, junho de 2020) é retomar esse espaço comum de articulação e cooperação. Temos também um grupo no Telegram, e nos encontramos quando dá vontade no Boteco Tropixel, por videoconferência.

A rede usa o software livre Discourse para promover conversas abertas e participativas. Nesta primeira etapa da rede, vamos convidar pessoas que estejam pensando e atuando nestes campos. Elas podem utilizar rede.tropixel.org livremente para organizar seus próprios debates públicos, e não ficar limitadas a plataformas corporativas fechadas.

Tudo isso permanece, exceto a mudança de endereço.

Os planos para o futuro são de construir ferramentas para aprendizado distribuído, cooperação entre projetos e ações translocais. A plataforma rede.tropixel.org está hospedada em um servidor virtual mantido por Felipe Fonseca.

Idem.

3 Curtidas

Bacana a iniciativa. Chegando por aqui para somar a esse esforço. Venho pensando há bastante tempo em como retomar espaços de conversação mais qualificados e como fazer para nos libertarmos dos fluxos proprietários e dos silos que dragaram a nossa conversação global utópica. Bom, sobre mim tem bastante informação no www.savazoni.com.br. E sobre a organização que estou construindo com uma galera massa a partir de santos tem mais informação por aqui www.procomum.org.

2 Curtidas

Eu sou Felipe Fonseca, ou efeefe. Fui o primeiro usuário deste site, quase por acaso. Estou há quase duas décadas nessa busca de construir futuros em comum com pessoas e grupos. Vim do sul, passei alguns anos na capital paulista, escapei pra fora por um ano. Na volta, passei uma década em Ubatuba, no litoral. Neste exato momento estou me preparando para embarcar, com companheira e duas crianças, em uma nova aventura que começa em Dundee, na Escócia, e depois vai para Berlim.

1 Curtida

Êba, muito bom voltar a espaços de conversas abertas, mediados por mentes e espíritos abertos!!!
Sou Maregito ( Marcos Egito), ainda me sinto metarecicleiro, gambiarrista, continuo no esprito do software livre, da Robótica Livre, mesmo com tanta evolução, tanta gourmetização das coisa, tudo hoje é make, mas sigo acreditando ( tentando) nas pessoas.
Espero pode somar, estou feliz por você segui acreditado @efeefe.

TamoJuntos

3 Curtidas

Achei muito legal a criação deste espaço, soube pela lista metareciclagem. Bom, sou um vagamundo, observador da natureza, a bicicleta é minha aliada na construção de um mundo sem autoestradas. Aprendendo usar software livre, metareciclando sempre. Espero colaborar na construção de outros mundos possíveis.
Salve!

2 Curtidas

Meu nome e Iuri Guilherme, eu tambem nasci em Porto Alegre e morei e viajei pelo Brasil. Eu tambem estou sempre tentando descobrir qual e a melhor tecnologia pra facilitar a comunicacao e o entrosamento das pessoas, e e por esta razao que eu estou aqui criando mais uma conta em mais um site com o google oauth mal configurado e que eu nao consigo usar acentos nas letras.

Opa, agora sim consigo escrever com çedilhas e ácêñtös. Discourse é o software do momento para fóruns de internet aonde a gente escreve estas coisas que vão sair do ar quando o Efe parar de pagar a VPS em Amsterdam (ou seja lá aonde isto está hospedado). E se daqui a 10 anos esta frase ainda estiver disponível na internet, ainda assim o que eu estou escrevendo é válido porque no presente ano é razoável ter razões pra acreditar que estamos mais uma vez construindo um barco pra daqui a pouco ter que nadar de volta pra praia. Usando as palavras (e desenhos) do Daniel pra eu não ter que redizer tudo de novo (só agora, da próxima vez eu digo a mesma coisa com outras palavras):

Os Incríveis Super Ultra Revolucionários em "Ascensão e Queda da Covabook" by Daniel Pádua, on Flickr

Os Incríveis Super Ultra Revolucionários em "O Site Super Útil" by Daniel Pádua, on Flickr

De qualquer forma, voltando pra minha apresentação, eu sou hacker. E hoje eu divido o meu tempo entre o mundo corporativo (bastante), nos hackerspaces virtuais e presenciais, e nos espaços virtuais e presenciais de política convencional / alternativa (muito pouco). Vou continuar escrevendo.

2 Curtidas

Atualizando meu post… estou desde Julho de 2019 na Escócia, me preparando para a próxima etapa da minha pesquisa que vai me levar para Berlim por dois anos.

Opa pessoal, sou o André Crevi, sou freelancer e tb criador de meme hahaha!

quem quer saber acessa meu site www.andrecrevi.com.br

estou também participando de projetos e plataformas independentes!

1 Curtida

Atualizando:

• Meu nome segue sendo Iuri Guilherme;
  • Eu sigo sendo hacker;
  • Eu sigo usando oauth com conta google + conta github/microsoft pra autenticação aqui;
  • Eu aprendi a usar o aplicativo de android do discourse (na verdade um frame tosco do google chrome como a maioria dos aplicativos de android/ios);
  • Eu continuo escrevendo. Quase sempre (não) incidentalmente prolixo.
1 Curtida

Maregito, vamos oportunizar uma virtualização de sua tão esperada visita ao Bailux no Arraial d’Ajuda

Bem vindo. Estamos aqui na latitude 17 do Atlântico Sul Bahia. Abraço

1 Curtida

Bem vindo. Abraço Bailux

1 Curtida

Opa, me chamo Vinícius Padilha Garcia e descobri isso aqui devaneando pelo site do @Bailux, que conheci ontem no boteco do fim do mundo (cheguei nesse boteco sem nem saber aonde eu tava chegando). Moro em Recife, mas me mudo pra Lisboa em um mês, e sou de arte-tecnologia, com afinidade por coisas como ativismo, ciências sociais e delírios utópicos. Um prazer descobrir isso aqui. Qualquer coisa, só chamar

1 Curtida