Artigo (ligeiramente) sobre este site: Soberania tecnológica para comunidades

Mencionei [uma versão anterior] deste site em um texto que mandei no Medium:

Se você está chegando aqui por causa do texto: boas vindas! Por favor cadastre-se no botão acima e vamos começar a conversar…

3 Curtidas

Massa, chegando por aqui…

1 Curtida

Boa!

O futuro da mobilidade nas cidades são as bicicletas e os bondes (VLTs) e o futuro da comunicação online são os fóruns?

1 Curtida

Não sei muito sobre o futuro. Posso só falar do que faz sentido pra mim :wink: E hoje em dia, sinto falta disso: conversa pública e aberta, autônoma e civilizada.

Falando em autonomia: como não sei quanto tempo o medium vai durar, publiquei uma cópia do texto no archive.org.

Compartilho desse sentido, Felipe. Também sinto falta de conversar abertas e estruturadas. Acho que a viralização do uso das mensagerias instantâneas provocou um efeito de desestruturação e descompromisso com os diálogos. E pra mim tem uma relação direta com o momento político-sócio-cultural que vivemos. Ontem eu conversava com o @leogermani sobre isso e ele me apresentou este espaço aqui. Parabéns pela iniciativa de montar este fórum. :vulcan_salute:t4:

Coincidentemente por esses motivos que montei recentemente 3 instalações do Discourse na intenção de abrir novas possibilidades para comunidades que participo. Uma tentando retomar o movimento do Software Público, o http://forum.softwarepublico.org/, outra para amplificar o alcance e dar profundidade para a comunidade de dados abertos, o http://dadosabertos.social/, e uma para integrar os servidores do ministério da economia em torno do tema ciência de dados, o http://ecodados.economia.gov.br/ (nesta o login é fechado para os servidores).

1 Curtida

Efefe este é um tema que me interessa cada dia mais, agora mesmo estou envolvido com um grupo de biólogos em práticas de plantio de plantas nobres em um viveiro e também na construção de um Centro Socioambiental

Massa @nitai, bem-vindo por aqui. Discourse ganhando mundo :wink:

Eu vi na outra conversa, @Bailux. Seguimos por ali…

Efeefe , gostaria de acessar por aqui no MACI pessoas que estejam envolvidas neste processo de pensar a tecnologia dos dados dentro de uma iniciativa como está do verdejardajuda.wordpress.com . Durante este tempo que estamos redigindo os objetivos e a forma de gestão vou compartilhando por aqui para que nossa rede contribua e possam acompanhar a dimensao do que queremos criar aqui neste ponto emblemático da ocupação do territorio pataxo desde 1500

Uma questão que estou trazendo para o grupo verdejardajuda e a documentação e o uso das plataformas digitais livres para arquivar e socializar os conhecimentos processados pela rede local dos atores envolvidos

@nitai estamos nas ações locais desde o sitio do cobrimento do Brasil

Valeu o txt.
To interessado tb em uso da tecnologia para o bem… e mais especificamente plataformas tipo comunidade colaborativa de aprendizagem e ação…
INDIOSONLINE teve uma historianha bacana; e irmanado a ele teve o ARCO DIGITAL, que nascia em 2007 como Comunidade Colaborativa de Aprendizagem… Mas que ainda que queriamos algo bem livre… A Academinca nos forço TESTAR o MOODLE…O sufrimento da bixiga!!! Meu parceiro indigena chamou o MOODLE de Minotauro… e suas paginas de Laberinto… “Educação” pelo controle!!!
To sempre com saudades daqueles anos bons no Brasil… Acho que PADUA subiu justamente quando a coisa estava no pico. Abraços a todxs

1 Curtida

Bem-vindo a este canto, @sebas. Sobre moodle e afins, tamo levando uma conversa interessante num outro canto. Vamos seguir por ali?