108h de Paz 2020/21 | Abertura: Ações positivas em movimento | Domingo Manhã | 27/12/2020

Neste ano, com o tema “Ações Positivas em Movimento”, nossa intenção é reforçar as redes horizontais de interdependência, compaixão e colaboração, que se tornam especialmente importantes em tempos de acirramento das questões sociais e ambientais.

► MAY EAST - Educadora e designer em sustentabilidade, fundou e capilarizou Gaia Education em 55 países. Especialista na co-criação de projetos junto a comunidades tradicionais para o fortalecimento da sua resiliência climática. Trabalha internacionalmente com agências intergovernamentais, setor privado e governos locais na criação de políticas para a implementação dos ODS. Mestre em Planejamento Espacial, com especialização em reabilitação de vilas abandonadas. Escolhida Mulher da Década em Sustentabilidade em 2019.

► LIA DISKIN - Formada em Jornalismo com especialização em Crítica Literária pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernandez, de Buenos Aires. Realizou estudos sobre as Upanixades na Vedanta Society em Uttar Pradesh, Índia. Especializou-se nos filósofos Nagarjuna e Kamala Shila no Centre for Tibetan Studies da Library of Tibetan Works and Archives em Dharamsala, Índia. Coordenadora das visitas de Sua Santidade o Dalai Lama ao Brasil. Prêmio por sua contribuição na área de Direitos Humanos e Cultura de Paz da UNESCO; Prêmio Internacional da Jamnalal Bajaj Foundation, da Índia, por sua contribuição na promoção dos valores gandhianos; o Prêmio Trip Transformadores 2010. Cofundadora da Associação Palas Athena. Coordenadora do Comitê da Cultura de Paz, uma parceria Palas Athena e UNESCO. Conselheira do Sarvodaya International Trust e membro do Conselho de Administração desde Janeiro de 2012.

► AILTON KRENAK - Líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro. É considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional. Pertence à etnia indígena crenaque.

► LUIZ GONZAGA DE SOUZA LIMA - Cientista político mineiro e professor universitário. Estudou psicologia na PUC-Minas e é doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Milão. Lecionou Sociologia do Desenvolvimento e Política Internacional na mesma instituição, de 1974 a 1979. Foi professor de Ciências Políticas e Política Internacional na PUC-Rio. A partir de 1992 foi professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, ensinando Teoria Política e Política Internacional, aposentando-se da universidade em 2008. Autor do Livro a A refundação do Brasil. Rumo à sociedade biocentrada.